Projeto

O projeto ENSINO DE CIÊNCIAS EM REDE: PENSAR E FAZER NA ESCOLA tem o objetivo de criar a Rede de Ensino de Ciência no Estado do Espírito Santo integrando Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Educação com o objetivo de aprimorar a qualificação de professores para ensinar ciências de forma investigativa, inovadora, criativa, interdisciplinar, com o foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, levando os alunos a colocar, de fato, a mão na massa, com abrangência e em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A abrangência estadual potencializa o impacto e relevância do projeto para o desenvolvimento regional. Apesar das características aparentemente equacionáveis para um Estado com as dimensões do Espírito Santo, observa-se uma lacuna de ações educacionais interinstitucionais voltadas para o Ensino de Ciências. Dessa forma, a multiplicidade e diversidade de instituições integrantes e beneficiadas pela Rede de Ensino de Ciências: Pensar e Fazer na Escola revela sua densidade considerando o desenvolvimento individual e integrado das redes públicas de ensino fundamental e médio articulado ao sistema de ciência e tecnologia estadual. A Rede consiste da Universidade Federal do Espírito Santo, instituição proponente, do Instituto Federal do Espírito Santo, da Secretaria de Estado de Educação, de Secretarias Municipais de Educação de 15 municípios, 6 Municípios atendidos pela Especialização à Distância em Ensino de Ciências – “Ciência é Dez!” e do Instituto Nacional da Mata Atlântica.

A Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal do Espírito Santo serão responsáveis pela gestão e execução das três frentes de ação do projeto: • Cursos de Qualificação para Professores da Educação Básica • Popularização da Ciência • Núcleo de Inovação e Tecnologias no Ensino de Ciências Estas ações são desenvolvidas a partir da experiência dos Mestrados Nacionais Profissionais em Ensino em funcionamento nas duas instituições. São eles: PROFIS - Polo 12/UFES e Polo 33/IFES, PROFBIO – Polo UFES São Mateus e PROFQUI – Polo IFES Vila Velha. Participarão também da execução destas ações as estruturas do PIBID, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado e Projetos de Iniciação Científica. A Secretaria de Estado da Educação – SEDU/ES e as Secretarias Municipais de Educação – SEME’s incentivarão a participação e engajamento dos professores da Educação Básica nas três ações do projeto. Para isso contamos com a anuência da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU), responsável pela oferta de vagas no Ensino Médio em todos os municípios do Estado e das seguintes secretarias Municipais: Alegre, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Fundão, Guaçuí, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória abrangendo quase todos os principais municípios em termos econômicos e populacionais do ES. Estão também na Rede os municípios participantes do curso de Especialização à Distância em Ensino de Ciências – “Ciência é Dez!”: Mantenópolis, Pinheiros, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina, Castelo, Mimoso do Sul. O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), localizado no município de Santa Teresa, participará como lócus de desenvolvimento de ações de democratização do conhecimento e popularização da ciência, baseada na perspectiva de educação formal em espaço não formal, e também cursos de qualificação para professores da Educação Básica.

O principal resultado do Projeto é o estabelecimento da Rede de Ensino de Ciências. A Rede tem distribuição e alcance estratégico nas regiões norte, metropolitana e sul do Estado e promoverá a qualificação de pelo menos 960 professores da Educação Básica e alcançará 166.600 estudantes da Educação Básica com atividades do tipo mão na massa em sala de aula. Os produtos a serem desenvolvidos são conteúdo de mídias e multimídias, roteiros de atividades experimentais, roteiros de campo para atividades externas, fascículos das práticas desenvolvidas durante os cursos de qualificação, vídeos para a resolução de problemas de Ciências com base na modelização, protótipos educacionais para Ensino de Ciências, sequencias didáticas na perspectiva do ensino por investigação para o desenvolvimento de atividades do tipo mão na massa e constituição de Coleções biológicas. Como materiais interativos e aplicativos, desenvolveremos sequencias didáticas na perspectiva da gamificação, aplicativos para atividades de sala de aula, atividades de robótica com o uso de Arduíno para o desenvolvimento de protótipos em sala de aula, micro-estação automatizada de monitoramento da qualidade do ar atmosférico com o Arduíno, simuladores computacionais para o Ensino de Ciências e aplicativos e jogos baseados em perguntas e respostas para fomentar a implementação de soluções inovadoras.

Uma vez que este projeto venha a ser contemplado pelo Chamada Instituições, fica assegurado a criação efetiva da ENSINO DE CIÊNCIAS EM REDE: PENSAR E FAZER NA ESCOLA tornando possível sua real implantação em função dos recursos financeiros demandados para sua execução. Assim, o aporte financeiro oriundo desta Chamada viabiliza o desenvolvimento do projeto e consequente geração dos resultados esperados. Dessa forma, com a produção desses resultados fica assegurada e reforçada a argumentação para sua posterior replicação e multiplicação de curto, médio e longo prazo. Para isso, a participação da Secretaria de Estado da Educação no projeto e sua articulação com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional torna possível a captação de recursos para o fomento da continuidade das ações desenvolvidas no escopo do projeto através da FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação e consequente sustentabilidade e perenidade dessa ação coletiva no âmbito estadual.

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