Metas

Meta 1

• Constituir uma Rede de Ensino de Ciências com pelo menos 100 professores formadores das áreas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia, preferencialmente participantes de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências, distribuída estrategicamente nas três regiões - norte, metropolitana e sul - para a qualificação docente e fortalecimento do Ensino de Ciências nas escolas da Educação Básica do Espírito Santo. (Meta referente aos objetivos específicos 1, 2 e 3)
  • Indicador: Número de professores envolvidos nas diferentes ações previstas neste projeto até o prazo final de sua execução.

Meta 2

• Realizar no mínimo 80 cursos de qualificação de professores com duração de 45 horas para o desenvolvimento de atividades práticas de Ciências (pensar e fazer) em sala de aula da Educação Básica, distribuídas pelo território do Espírito Santo entre as Instituições Federais, Estaduais e Municipais vinculadas à Rede. (Meta referente aos objetivos específicos 1 e 2)
  • Indicador: Número de cursos de qualificação de professores realizados ao longo da vigência do projeto.

Meta 3

• Qualificar pelo menos 960 professores em serviço para o desenvolvimento de atividades de ensino por investigação, com o foco na diversidade e práticas educacionais inclusivas. (Meta referente aos objetivos específicos 2 e 4)
  • Indicador: Número de professores da educação básica participantes nos módulos formativos.

Meta 4

• Atingir pelo menos 166.600 alunos da Educação Básica com atividades práticas em sala de aula, a serem desenvolvidas pelos professores que participarão dos cursos de qualificação, ofertados pelo presente projeto. (Meta referente aos objetivos específicos 1 e 4)
  • Indicador: Número de alunos participantes das atividades, a ser apresentado pelo professor ao final de cada curso de qualificação.

Meta 5

• Envolver aproximadamente 250 estudantes dos cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia da UFES e IFES, participantes nos projetos de IC, PIBID, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado nas diversas ações deste projeto. (Meta referente ao objetivo específico 5)
  • Indicador: Número de estudantes dos cursos de licenciatura envolvidos nas atividades realizadas.

Meta 6

• Estimular a participação de pelo menos 10% dos estudantes da Meta 4 (16.600 alunos) na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) nas edições de 2020 e 2021, como forma de estimular o protagonismo e interesse pelas carreiras científicas e identificar jovens talentos para as ciências. (Meta referente aos objetivos específicos 3 e 7)
  • Indicadores: Número de estudantes inscritos na ONC das escolas parceiras do presente projeto.

Meta 7

• Articular junto às Secretarias de Educação a visita de pelo menos 150.000 alunos da Educação Básica a espaços não formais de educação, tais como museus, parques, observatórios, centros de ciências, escolas de ciências, shows científicos, reservas ambientais e a visita de 2.000 estudantes da Educação Básica a laboratórios de pesquisas científicas na UFES e IFES. (Meta referente aos objetivos específicos 3 e 7)
  • Indicador: Número de alunos participantes de visitas induzidas nesta ação.

Meta 8

• Produzir e publicar pelo menos 80 fascículos das práticas desenvolvidas durante os cursos de qualificação pelos professores formadores em conjunto com os professores e estudantes da Educação Básica, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Os fascículos integrarão o banco de dados do projeto para a sua disponibilização em rede nacional. (Meta referente aos objetivos específicos 2 e 4)
  • Indicador: Publicação dos fascículos.

Meta 9

• Divulgar os projetos e ações desenvolvidas nas escolas, a partir dos cursos de qualificação de professores, nos eventos de popularização da ciência e Feiras de Ciências nas escolas existentes nas regiões norte, centro e sul do Estado do Espírito Santo, visando atingir 100.000 estudantes da educação básica. (Meta referente aos objetivos específicos 3 e 7)
  • Indicador: Número de alunos participantes, fornecido pelos organizadores das atividades e eventos nas respectivas instituições.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.